A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Existem diversas formas de violência, tais como as guerras, conflitos étnico-religiosos e conflitos raciais.
A violência, em seus mais variados contornos, é um fenômeno histórico em que formou os atuais padrões da sociedade brasileira. A escravidão, a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, somados a um Estado caracterizado pelo autoritarismo contribuíram para o aumento da violência que caracterizou a história do Brasil.
Diversos fatores colaboram para aumentar a violência, tais como a urbanização acelerada no qual contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades.Por outro lado, o poder público, especialmente no Brasil, tem se mostrado incapaz de enfrentar essa calamidade social. Pior que tudo isso é constatar que a violência também surge de grupos policiais, representantes do Legislativo de todos os níveis e, inclusive, de autoridades do poder judiciário. A corrupção, uma das piores chagas brasileiras, está associada à violência, uma aumentando a outra, faces da mesma moeda.
As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.
O blog CSI arquivo planeja não somete realizar as atividades proposta pelo professor, mas analisar o todos os lados da sociedade brasileira. Nós CSI sabemos a dificuldade da policia, mas também queremos entrar no universo dos excluídos, dos marginalizados.
Por
Mara Alves - Estudante de arquivologia- pela UNB
Baseado no texto de Orson Camargo
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário