Páginas

domingo, 10 de novembro de 2013

Agradecimentos

Agradecemos a todos que visitaram nosso stand na última sexta-feira (08/11/2013). Foi com imenso prazer que apresentamos nosso blog e um pouco do que aprendemos na disciplina de Diplomática e Tipologia Documental.
Baseado no caso policial do Maníaco do Parque, criamos o Maníaco do Arquivo.
O Maníaco do Arquivo era fissurado em falsificar documentos, e passou a vida inteira falsificando seus documentos pessoais (Certidão de nascimento, RG, CNH e Carteira de Trabalho). 
Assim, ele conseguiu um emprego de motoboy, alterando a categoria de carro (B) para a categoria de moto (A) e também forjou um suposto trabalho de fotógrafo, atraindo suas vítimas com a  proposta de torná-las modelos, mas, depois, matava-as num parque e deixava seus corpos por lá mesmo.


CNH

CNH

Carteira de Trabalho
RG
Certidão de Nascimento


Erros grotescos em sua certidão de nascimento e em seu RG, dificilmente eram notados. Mas porque ninguém percebia? Simples! Não tiveram aula de Diplomática e Tipologia Documental. Se tivessem assistido às aulas saberiam que um documento para ser arquivístico precisa provar algum fato. E que um documento genuinamente arquivístico é aquele que reúne dois atributos: autenticidade e veracidade. A autenticidade está relacionada aos caracteres "externos" dos documentos (assinatura, timbre, carimbo) emitidos pelo órgão/pessoa competente. Já a veracidade se refere ao conteúdo dos documentos, a parte intelectual, se o que está escrito no documento corresponde à realidade.
Pobre Chico (Francisco de Assis, nome verdadeiro do maníaco), não sabia de nada disso quando falsificava seus documentos...e infelizmente (ou não!) morreu e agora vai falsificar sua certidão de óbito pro Capiroto...


Chico morto



Documentos expostos no stand


Anna Lídia, Letícia, Cecília e Mara




Nosso banner continha imagens dos tipos de documentos que o maníaco do arquivo falsificava, mas mostramos os itens de segurança que esses documentos possuem, caso você quisesse identificar se são falsos ou não, verídicos ou não, autênticos ou não.
Valeu! E até o próximo crime!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um comentário: