Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Atividade - Duplicidade

 
    O desafio dessa semana tem por base o filme "Duplicidade" (2009), que reúne os atores Julia Roberts e Clive Owne ( quem não assistiu, recomendo). A historia é emociante, intrigante e bastante envolvente, pois conta  a agitada relação íntima e profissional de dois espiões que vão participar de uma disputa entre duas empresas rivais. Amor, ódio, rivalidade, e muita ação fazem parte do enredo. 
    Inspirados pelo filme e pela atividade proposta, segue abaixo dois documentos, um verdadeiro e o outro falso. O desafio é descobrir qual é o verdadeiro e qual é o falso e como você chegou a essa análise.

 


                                                                                                   Boa sorte !!

2 comentários:

  1. O grupo Arquivos Jurássicos analisou os documentos propostos pelo grupo CSI Arquivo.

    Análise diplomática do documento verdadeiro:

    Suporte: Policarbonato
    Forma: Original
    Formato: Cartão
    Gênero: Textual
    Espécie: Identidade
    Tipo: Registro de Identidade Civil

    Os dois documentos poderiam ser verdadeiros, pois apresentam características que o tornam autêntico, como tecnologia smart card (chip), o cartão do RIC mostra o nome, sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, marca d'água; e verídico pois tem todas as qualidades das informações que compõem o RIC. Mas como gostamos muito de cinema, reparamos que a foto 3x4 do segundo documento é da atriz Julia Roberts e o documento pertence a brasileira Maria da Silva Oliveira, portanto, questionamos a veracidade do documento e alegamos que esse é o documento falso. Concluímos que ele não é verídico , mas é autêntico, porque continua contendo elementos que caracterizam a confiabilidade do documento. Luciana Duranti (2004) argumenta no seu livro "Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia" que existe a possibilidade do documento ser autêntico e não verídico, já que para que ele seja autêntico, ele tem que mostrar o que realmente esta transmitindo, mesmo que as informações não sejam verdadeiras, pois são elementos independentes entre si.

    ResponderExcluir
  2. Analisando o documento verdadeiro:
    caracteristica legal: O documento é emitido pelo órgão competente, que é instituto de investigação do Estado de Utopia.
    caracterisca historica: É um documental atual, pois apresenta uma estrutura mais contemporânea, contém chip smartcard (ultilizado nas últimas carteiras de identidade de estrangeiro emitido no Brasil pela policia Federal)
    Caracterisca diplomática: ele não é veridico mas é autentico. Pois continua contendo elementos que caracterizam a confiabilidade do documento.
    suporte: policarbonato
    forma: Original
    formato: cartão
    gênero: Textual
    espécie: Identidade
    tipo: Registro de identidade Civil

    ResponderExcluir